sábado, 26 de maio de 2012

Projeto Samba & Prosa: Homenagem ao Fundo de Quintal

Nesta Segunda-feira, 28/05, no bar do Cunhado em Piracicaba-SP acontece mais uma edição do projeto Samba & Prosa, e mantendo a proposta de que "nenhum dia seja igual a outro", nesta segunda serão relembrados os principais sucessos de um dos maiores grupos de samba do Brasil, isso mesmo, Fundo de Quintal na área.

Vamos prestigiar! Vai ser 10...



Biografia de Fundo de Quintal

Cacique de Ramos é o nome de um bloco carnavalesco do bairro de Ramos na cidade do Rio de Janeiro. Uma quadra de futebol de salão é o local onde ainda se realizam os ensaios do bloco e também no final dos anos 70, onde se iniciou o maior movimento de samba que já se teve notícia: Os pagodes de Fundo de Quintal. A principal característica de seus componentes é que sempre saem em indumentárias indígenas.

Por muitos anos o Cacique de Ramos desfilou na avenida Rio Branco que era o local onde desfilavam os blocos e o Cacique, sempre vinha na avenida com mais de 10.000 integrantes enquanto os outros blocos nem chegavam nem a metade. Seu maior rival na avenida foi o bloco Bafo da Onça. O Bafo da Onça era comandado por Osvaldo Nunes, cantor compositor, representante e defensor do samba da época. A rivalidade entre Bafo da Onça e Cacique de Ramos era tão grande que quando eles se encontravam na avenida, era sempre caso de polícia. As brigas reinavam em todos os sentidos. Por muitas vezes o Cacique chegava a atrasar o desfile por mais de 4 horas só para pegar o melhor horário e não permitir que o Bafo da Onça fizesse seu carnaval. Se algum componente viesse pela rua com a fantasia do Cacique e alguém do Bafo da Onça com sua fantasia, era melhor um dos dois atravessar a rua, caso contrário seria briga na certa e quem estivesse em desvantagem que arrumasse logo outros parceiros para, pelo menos, poder empatar a briga. Mesmo nestes casos o pessoal do Cacique também saía em vantagem.

O Cacique sempre teve mais nome na avenida e no samba, por causa do seu pagode que acontecia todas as quartas-feiras em sua quadra. Com isso conseguia levar um grande número de pessoas influentes do meio do esporte, televisão e muitos artistas para abrilhantar seu carnaval. Com uma nova roupagem, filosofia, letra, melodia, harmonia essa roda de samba passou a ser especial e cada vez mais comentada em todo o Rio de Janeiro.

Tudo o que havia na época em termos de samba, na roda do Cacique aos pés da Tamarineira, era diferente. Muitos sambistas surgiram desse movimento e atuam até hoje em defesa daquilo que aprenderam a gostar.


O Grupo Fundo de Quintal mantem suas tradições e nunca se utilizou de outros instrumentos alheios a seu prestígio e performance em suas andanças pelo mundo. Quisera esses grupos novos que se intitulam de pagode, seguissem esse mesmo caminho em sua formação musical e instrumental... Sempre prevaleceu o som de cordas e percussão porque esses professores do samba, não necessitam de mais nada, além desses instrumentos para nos fazer cantar e sambar até o sol raiar.

As músicas cantadas na roda eram bem compostas, os versos de improviso eram engraçados e os improvisos dos versadores era belo de se ver. Quem pertenceu e quem pertence ao Grupo Fundo de Quintal é porque tem com certeza algo muito diferente de nós. Não conseguiremos nunca tirar o som desses senhores, nunca comporemos igual a eles pois o som deles é diferente é especial.

Com certeza a raça, a cultura, o poder a harmonia a luz, além de milhares de outras características os fizeram assim. Eles fazem samba porque gostam, sabem e representam compositores do quilate de Candeia, Nelson Cavaquinho, Cartola, Heitor dos Prazeres, Velha Guarda da Portela, Neco do Reco, Pedrinho da Talita, Manoel Português, Pessoal da Serrinha, Ismael Silva, Trindade, Argemiro, Wilson Batista, Moquinha, Pedro Sabão, Adoniram, Pedro Marteleiro, Tia Madalena, Tião Cantador, Wilson Moreira, Nei Lopes, Paulinho da Viola, Noel Rosa, Talismã, Geraldo Filme, e tantos outros. Tornou-se hábito dos artistas do samba, ao gravarem seus discos, irem procurar sambas novos na roda do Cacique dando assim crédito a qualidade dos sambas que se surgiam desse novo movimento.


O pagode já estava bem conhecido e comentado até que Alcir jogador do Vasco da Gama e amigo de Beth Carvalho, (que levou seu produtor Rildo Hora) levou-a para conferir o que havia de diferente naquele samba. Beth foi gostou e passou a ser frequentadora assídua dos pagodes e madrinha do Fundo de Quintal passando, assim, a representar os sambas cantados na quadra do Cacique.

Após conhecer os componentes do Cacique de Ramos, Beth Carvalho convidou-os para atuarem como músicos em seu próximo disco no final de 1977/78, disco esse, que se chamaria Pé no Chão. O nome Fundo de Quintal foi dado por um amigo e antigo produtor musical chamado Valdomiro. Estava assim iniciada a carreira artística do Grupo Fundo de Quintal e após o sucesso do disco de Beth Carvalho, o Grupo Fundo de Quintal no ano de 1980 inicia sua carreira profissional.

O Grupo Fundo de Quintal em seu gênero é o mais premiado. Além de tantos outros prêmios o maior prêmio da Música Popular Brasileira, PRÊMIO SHARP em seus 12 anos de existência tem o Grupo Fundo de Quintal como recordista em premiação: venceu por 10 vezes, sendo 7 consecutivas como o melhor Grupo de Samba. O grupo Fundo de Quintal no início do ano 2001, está com 21 anos de carreira e nesse período vendeu milhões de discos, recebeu por inúmeras vezes vários discos de ouro e vários de platina sendo o primeiro no gênero a atingir vendagem superior a 500.000 cópias.

Possui menções honrosas por seu trabalho e respeito ao samba, tendo inclusive discos ouvidos pelos maiores cantores, produtores, músicos, maestros de todo o mundo como referência do verdadeiro samba.

Fonte: www.grupofundodequintal.com.br

Grupo Swingando - Agenda cheia e CD à vista.

É isso mesmo, o Grupo Swingando, que conta com integrantes das cidades de Piracicaba, Rio das Pedras e da nossa querida Saltinho, está bombando em Piracicaba e região.

Além da agenda, as músicas de trabalho, Bobagem e Moleque Maneiro, são umas das mais pedidas aqui na Rádio Studio FM e no gênero, Samba & Pagode, com certeza elas são as mais pedidas e executadas. Para pedir pelas músicas do grupo basta ligar (19) 34391060 ou pedir pelo site www.studiofmsaltinho.com.br.

O grupo também fechou a gravação do seu primeiro álbum, que contará com as duas músicas de trabalho acima e mais oito canções de diversos compositores. Contará também com músicas de composição do próprio grupo. A produção será da Soul Mix, de Piracicaba,  e ficará a cargo de Thadeu Campos (Mestre) e Gustavo Henrique (Banana).

Abaixo você confere a agenda e os principais eventos que o grupo irá participar neste próximo mês.

Quer saber mais do Grupo Swinhando? Acesse: http://www.facebook.com/GrupoSwingando

Contatos para eventos c/ Rodrigo Lopes (19) 97976907

Parabéns SWG! Sem trabalho e sem Deus não há vitórias...Sucesso sempre!


























terça-feira, 22 de maio de 2012

Biro do Cavaco e Chiquinho dos Santos abrilhantam o Samba & Prosa

Nem parecia segunda-feira. O "Do Cunhado" estava "tomado" ontem, 21/05, para mais uma edição do projeto Samba & Prosa.

Biro do Cavaco e Chiquinho dos Santos agitaram a galera, que ficou até o fim pra prestigiar estes dois ícones da música nacional.

O próximo convidado, que participará do projeto em data a ser definida, é Salgadinho, ex vocalista do Grupo Katinguelê.

Confira abaixo algumas fotos desta última segunda e aguardem mais informações...















Saltinho 20 Anos - Festividades agitaram o fim de semana

A cidade de Saltinho comemorou meste final de semana, em grande estilo, seus 20 anos de emancipação política.

As festividades se iniciaram na sexta feira (18) com um grande baile de gala com a Banda Quinta Avenida, de São Carlos.

No sábado (19) pela manhã aconteceu o desfile das escolas municipais, oficinas e tiro de guerra com encerramento no ato cívico realizado em frente a prefeitura municipal. A noite, na praça central, foi a vez de diversas duplas sertanejas se apresentarem, com megashow de encerramento da dupla "caipira" Cesar & Paulinho.

No domingo (20), diversas atrações agitaram toda a cidade desde cedo. Logo as 10h da manhã, pipoca, algodão doce, suco e brinquedos, já estavam disponíveis para a população na praça central. A "Maria Fumaça" ao longo de todo o dia, enquanto aconteciam as apresentações musicais e de dança, levavam jovens de todas as idades por um passei bem divertido pelas ruas de Saltinho. Além do Cururu e das oficinas de danças, as pessoas que prestigiaram as festividades puderam acompanhar os shows proporcionados pela Studio FM e seu time de locutores, Wagner Oliveira, Claytion Bariotto e Márcio Montebello, com a banda Sobrinhos TF e também com o Grupo de samba e pagode "Swingando", que fechou as atividades deste fim de semana.

As festividades continuam, abaixo você pode conferir a agenda do aniversário e algumas fotos (by Camila Bill) deste final de semana.

Aproveitamos novamente a oportunidade para parabenizar o prefeito Grilo e toda sua equipe pelo excelente trabalho que vem realizando em nossa cidade e prestigiando os artistas locais.

Agenda:
26 de maio - VII Consagração Empresa x Empresários. Troféu Imprensa as 20 horas - Local: Centro Cultural João Herrmann Neto.

27 de maio - Grande encerramento com: Desfile de Cavaleiros. Local: Estádio de Futebol Vicente Marino - Concentração às 8:00 horas, saída às 9:00 hrs.


 "Mega" baile com a banda Quinta Avenida

Cesar & Paulinho


 Oficinas de Dança da Prefeitura Municipal

Oficinas de Dança da Prefeitura Municipal

Oficinas de Dança da Prefeitura Municipal


Oficinas de Dança da Prefeitura Municipal

Oficinas de Dança da Prefeitura Municipal - Melhor Idade

Coral de Flautas

Banda Sobrinhos TF

 Grupo Swingando - Digão

 Grupo Swingando - Thominhas Silvestrini

 Grupo Swingando

 Grupo Swingando

Grupo Swingando





 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Royce do Cavaco em Piracicaba - Turma da Panela

Nada melhor, com esse friozinho típico do inverno que se aproxima, que uma boa comida e lógico, aquele Samba.

Esta é a proposta da festa "Turma da Panela" que será realizada dia 23/06 na Chácara Caturra em Piracicaba-SP.

A atração principal é "Royce do Cavaco" que interpretará seu grandes sucessos, mas, também haverá muito samba e pagode de qualidade com os grupos de Piracicaba, Swingando e Sambaí.  

No Cardápio você poderá se deliciar com: Bisteca bovina, arroz branco, saladas, vinagrete e farofa. 

Mais informações você confere abaixo no flyer de divulgação oficial.





Biografia: Royce do Cavaco
Royce do Cavaco, nascido Royce Todoverto (São Paulo, 8 de outubro de 1961) é cavaquinista, cantor e compositor brasileiro, considerado um dos maiores intérpretes de sambas-enredo. Ocupa o posto de intérprete oficial da X-9 Paulistana, escola para onde retornou depois de seis anos. Porém já teve passagens pela Águia de Ouro, Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tatuapé e Tom Maior.

Intensamente ligado ao carnaval paulistano, Royce passou a fazer parte do mundo do samba ainda jovem, quando tocava seu cavaco nas rodas de samba formadas durante os jogos de futebol de várzea na capital paulista, acompanhando os irmãos. Dessa forma, conheceu muitos nomes nas escolas de samba Mocidade Alegre e Rosas de Ouro, passando a frequentar esta última e a integrar a ala de compositores. No entanto, passou a ter destaque um pouco mais tarde, quando venceu sua primeira composição de samba-enredo na Águia de Ouro em 1982, sendo também o intérprete da agremiação naquele mesmo ano. Em 1983 tornou-se intérprete oficial da Rosas de Ouro, onde permaneceu até 1994, sendo campeão 6 vezes (1983, 1984, 1990, 1991, 1992, 1994). Depois foi para a X-9 Paulistana, e lá foi campeão duas vezes (1997 e 2000).

Como compositor, Royce foi autor de muitos sambas-enredo, sendo cinco deles para a Águia de Ouro, entre 1982 e 1986, período em que esteve na agremiação da Vila Pompéia (esteve por lá também em 1993 como intérprete) e também na Rosas e em outras agremiações, como a Juventude Alegre, de Piraju, onde teve um samba-enredo de sua autoria no carnaval este ano (o último samba-enredo vencedor do músico no carnaval paulistano foi o de 2003, na X-9). Ganhou o Prêmio Nota 10 (entregue pelo jornal Diário de São Paulo aos melhores do Carnaval Paulistano) de Melhor Intérprete nos anos de 2006, 2009 e 2011.

Royce é um dos intérpretes de samba-enredo que optou pela carreira de cantor profissional e pode ser visto fazendo apresentações o ano todo. Tem um estilo inconfundível, e possui em seu trabalho a influência do samba carioca sem perder a tradição de sua terra. E foi fazendo carreira solo que conseguiu projetar sua imagem em todo o Brasil. Royce gravou seu primeiro disco no ano de 1988, após ter conquistado o segundo lugar em um concurso de pagode promovido pela Rádio Manchete um ano antes.
Mas seu maior sucesso até hoje na mídia foi a música Frente a Frente, que ficou seis meses nas primeiras colocações das rádios. Foi nessa ocasião que o músico atingiu o auge de sua carreira, na segunda metade da década de 1990, quando chegou a gravar quatro álbuns consecutivamente (1994 a 1997).
Também já compôs alguns sucessos, entre eles Dádiva de Deus, Coisa do Destino, Ter e Não Ter e Receio, ao lado do amigo e também compositor Sidnei Castello Branco, o Sidão.
Paralelamente à função de intérprete, depois de mais de quatro anos sem gravar, em 2006 lançou mais um álbum, o nono de sua carreira, cuja música de trabalho é o sucesso Não é Hora Prá Chorar. Em 2009, lançou em agosto a música Lição de Amor, tema do personagem Clemente, do ator Bemvindo Sequeira, na novela Bela, a Feia. A canção é a primeira do artista incluída em uma trilha sonora de novela.

Discografia

1988 – Nova Manhã
1990 – Coração Feito Menino
1992 – A Saudade Dói
1994 – Ter e Não Ter
1995 – Frente a Frente
1996 – Meu Coração é Teu
1997 – Atração Fatal
2001 – O Som Brasileiro
2006 – Da Magia da Avenida aos Palcos da Vida

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Leandro Lehart no "Pagode VIP" em Piracicaba


Dia 30 de Junho acontece a 18º edição do PAGODE VIP no Cristóvão Colombo.

A festa mais glamorosa do Samba e Pagode irá contar com um dos grandes nomes do Samba nacional, LEANDRO LEHART,  e ainda contará com artistas locais de destaque como Oitava Cor, Sambalanço Social Clube e Samuka & Batukada.

A Festa acontecerá no Salão Social do Clube Cristovão Colombo em Piracicaba. Além de todas estas atrações você ainda concorre ao sorteio de uma viagem para PORTO SEGURO COM ACOMPANHANTE (VIPITUR), sorteio de uma transformação no salão RENE MORAES E ALEX MENDES entre outros prêmios.

 Você garante a sua Camiseta-Convite nos seguintes locais: COLCCI NO SHOPPING, THAIS FANTASIAS, JORNAL DE PIRACICABA SEDE CENTRO, AUTO POSTO BENVINDO, LOJA DANDY E CRISTOVÃO!

Mais Informações: www.megagito.com.br



Biografia Leandro Leart:
Leandro Lehart nasceu em São Paulo, no dia 25 de janeiro de 1972 .

O Doutor em antropologia Hermano Vianna escreveu que Leandro Lehart é a síntese da anti-cultura. Suburbano, paulistano, cresceu sob a influência da família paterna, entre seresteiros e chorões.

O Samba despertou em Lehart o interesse de se manifestar musicalmente. Os bailes de Black Music, o breakdance, o hip-hop faziam parte da sua trilha sonora. Mas sua identificação com o samba era tamanha, que aos dezesseis anos Leandro Lehart precocemente já lecionava música em seu quarto cheio de instrumentos musicais por todos os cantos.

Desenvolveu seu talento em vários instrumentos. Misturava o samba de fundo de quintal com as batidas da música pop negra, estudou as várias linguagens percussivas da diversidade musical brasileira.

Depois foi chamado pra formar o que seria um dos maiores grupos do novo pagode, o Art Popular, onde, com mais 5 integrantes vendeu mais de 8 milhões de discos, em 16 anos de carreira. Com vinte anos, era produtor, arranjador e multi-instrumentista.

Lehart foi indicado ao Grammy 2 vezes e vencedor do premio TIM como melhor disco de MPB como engenheiro de áudio do disco JAMELÃO 80 anos. Além de cantor, arranja e produz. Todos os seus discos como artista e produtor são gravados em seus estúdios particulares com a mais alta tecnologia que o mundo da música oferece hoje.

Aniversário de Saltinho - 20 Anos


Neste mês de maio, no dia 19,  a cidade de Saltinho comemora 20 anos de emancipação política.






 Uma cidade de povo feliz, trabalhador e festeiro merece e vai comemorar com grandes shows e eventos. Veja a programação abaixo (destaque para o dia 20/05, com show da Rádio Studio FM e muito Samba e Pagode com o grupo Swingando).



18 de maio - Baile com a Banda 5ª Avenida no Centro Cultural à partir das 23 horas.

19 de maio - Desfile das Escolas, Banda Municipal e participação do Tiro de Guerra de Piracicaba no Paço Municipal à partir das 20:30.

18,19 e 20 de maio - Feira de Artesanato das Oficinas do Município na Praça Central.

20 de maio - Missa festiva de aniversário de Saltinho na Paróquia Sagrada Coração de Jesus às 8:30.

À partir das 10 horas show de cururu com Maurinho e Cortinove com convidados.

Trenzinho e Brinquedos para Criançada, Algodão Doce, Pipoca, Pula-Pula, Cama Elástica Picina de Bolinhas, Escalada, Cotonete e muitos outros.

14 horas apresentação de Grupo da 3ª idade, Coraç de Flautas, Dança das Oficinas do Município atrações locais: Grupo Swingando e Banda Sobrinhos TF. Com a particiopação dos locutores da Studio FM. Encerramento as 19hs



26 de maio - VII Consagração Empresa x Empresários. Troféu Imprensa as 20 horas - Local: Centro Cultural João Herrmann Neto.

27 de maio - Grande encerramento com: Desfile de Cavaleiros. Local: Estádio de Futebol Vicente Marino - Concentração às 8:00 horas, saída às 9:00 hrs.

Aproveitamos para parabenizar o prefeito Grilo e toda sua equipe pelo excelente trabalho que vem realizando em nossa cidade, inclusive sempre realizando grandes eventos culturais e prestigiando os artistas locais e regionais.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Samba & Prosa: Biro do Cavaco

Nesta próxima segunda-feira, dia 21/05 a partir das 20h30, tem mais Samba & Prosa no Bar do Cunhado em Piracicaba. A participação é de ninguém mais ninguém menos.....Biro do Cavaco (Flyer e Biografia abaixo).

Ontem, a participação foi do pessoal do grupo Ó do B.G.O., Cássio e Nivaldo, que agitaram a galera até 01h da manhã (Fotos abaixo). Também tivemos a participação, na Cuíca e Pandeiro, de Thominhas Silvestrini, assistente no programa Roda da de Samba e percussionista do grupo Swingando, que mandou muito bem e volta na próxima semana para mais uma participação. Parabéns Thomas, orgulho da cidade de Saltinho e da Rádio Studio FM.

O projeto Samba & Prosa acontece as segundas-feiras e devido ao grande sucesso pretender aumentar a frequência de sua realização. Tradicionalmente o evento acontece quinzenalmente, mas, praticamente no último mês, em quase todas as segundas-feiras foi possível curtir aquele samba com a rapaziada.